DOAÇÕES



 





CANAL

PASTOR: IVANILDO
PASTORA: ROSINETE

64- GUARDA SEU CORAÇÃO QUARTA ÁS 19H 20-12-2023

 

Provérbios 4:23 Acima de tudo, guarde o seu coração,

pois dele depende toda a sua vida.

Não precisamos ser controlados pelos nossos sentimentos. Devemos submeter nossos sentimentos a Deus (2 Coríntios 10:5). 


Mesmo quando nossos sentimentos dizem algo diferente, devemos escolher acreditar em Deus. Podemos mudar nossos sentimentos (Romanos 12:2).

Provérbios 4 - Nova Almeida Atualizada

20 Meu filho, escute as minhas palavras; preste atenção aos meus ensinamentos.

21 Não deixe que eles se afastem dos seus olhos; guarde-os no mais íntimo do seu coração.

22 Porque são vida para quem os encontra e saúde para todo o seu corpo.

23 De tudo o que se deve guardar, guarde bem o seu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 

24 Afaste de você a falsidade da boca e mantenha longe de você a perversidade dos lábios.

25 Que os seus olhos olhem direito, e que as suas vistas se fixem no que está diante de você.

26 Faça plana a vereda de seus pés, para que todos os seus caminhos sejam retos. 

27 Não se incline nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés do mal. 


Corações sensíveis tendem a sofrer mais.

Na verdade, pessoas sensíveis estão sempre feridas, pois este mundo é agressivo e cruel.

Ao passo que essas pessoas se ferem facilmente, elas estão sempre em busca de cura.

Nesse sentido, a Bíblia diz que Deus cura os corações quebrantados e cuida das feridas daqueles que são sensíveis.
O crescimento da maldade humana tem tornado muitos corações duros e rancorosos.
Mas algumas pessoas ainda preservam o quebrantamento e a sensibilidade.
Veja 6 versículos para pessoas com o coração ferido:

Só ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas. Salmos 147:3
O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração. 1 Samuel 16:7
Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável. Salmos 51:10
Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e, em troca, darei um coração de carne. Ezequiel 36:26
Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida. Provérbios 4:23
O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos. Provérbios 14:30



O que a Bíblia fala sobre os sentimentos?

ABíblia fala que precisamos aprender a lidar com os sentimentos de forma saudável. Deus nos criou com sentimentos e emoções. Dependendo de como lidamos com eles, os sentimentos podem ser bons ou ruins.

 

Para que servem os sentimentos?

Os sentimentos dão cor à nossa vida. Eles moldam nossa personalidade e dão significado às nossas experiências. As emoções ajudam a distinguir o certo do errado, o bom do ruim, aquilo que gostamos do que não gostamos... Também nos ajudam a ser criativos e a nos conectar com outras pessoas.

Deus tem sentimentos. Ele sente alegria, tristeza, satisfação, ira... Nossos sentimentos são parte de sermos criados à imagem e semelhança de Deus. Ele nos deu emoções como uma bênção.


Mas, como tudo na vida, nossos sentimentos são afetados pelo pecado. O pecado distorce tudo que Deus criou para ser bom. Por causa disso, nossos sentimentos podem nos enganar, prender, desviar do caminho certo e causar muito sofrimento (Jeremias 17:9).

Como lidar com os sentimentos?

Para lidar bem com os sentimentos, precisamos conhecer a verdade da Palavra de Deus (João 17:17). 

É importante reconhecer os sentimentos por aquilo que são – sentimentos. As emoções são reais mas nem sempre dizem a verdade. Devemos analisar nossos sentimentos à luz da Bíblia, para ver se estão certos ou errados.

Não precisamos ser controlados pelos nossos sentimentos. Devemos submeter nossos sentimentos a Deus (2 Coríntios 10:5). 

Mesmo quando nossos sentimentos dizem algo diferente, devemos escolher acreditar em Deus. Podemos mudar nossos sentimentos (Romanos 12:2).

É importante evitar extremos. Não é bom deixar as emoções se descontrolarem mas também não é bom reprimir e ignorar o que estamos sentindo. A solução é analisar os sentimentos, para entender as causas e ver se estão de acordo com a Bíblia. Por exemplo:


Culpa – Qual é a razão do sentimento de culpa? Se é um pecado, devo me arrepender, pedir perdão a Deus e acreditar que Ele perdoou. 

Se não é por causa de um pecado ou se for por um pecado já confessado, é um engano do diabo para me destruir e devo rejeitar a culpa e declarar a graça de Deus em minha vida – 1 João 1:9

Tristeza – Por que estou triste? Quando é por razões naturais (perda, dor, doença, sofrimento), preciso me dar algum tempo para expressar essa tristeza, acreditando que Deus vai trazer consolação.

 Se é por pecado, preciso pedir perdão e mudar o que estou fazendo.

 Se não tem boa razão ou a tristeza está durando muito tempo, preciso rejeitar a tristeza - veja aqui: o que fazer para deixar de ficar triste?

Alegria – De onde vem minha alegria? Se vem de coisas boas, devo lembrar de agradecer a Deus, louvando-O com esse sentimento (Filipenses 4:4). Posso até partilhar essa alegria com alguém. 

Mas se me estou alegrando com coisas ruins, como o sofrimento de outra pessoa, isso não é bom. Preciso mudar de atitude – Provérbios 24:17-18

Quando lidamos bem com nossos sentimentos, eles nos ajudam a viver de maneira melhor. Debaixo da orientação de Deus, analisar os sentimentos pode ajudar a reconhecer e resolver problemas e a aumentar nossa intimidade com Deus.

Provérbios 8 - Nova Almeida Atualizada

8 Todas as palavras da minha boca são justas; não há nelas nenhuma coisa torta, nem perversa.

9 Todas são retas para os que têm compreensão e justas, para os que acham o conhecimento.

10 Aceitem o meu ensino, em vez da prata, e o conhecimento, em lugar do ouro escolhido.

11 Porque a sabedoria é melhor do que as joias, e tudo o que se possa desejar não se compara com ela.”

12 “Eu, a Sabedoria, moro com a prudência e disponho de conhecimento e de conselhos.

13 O temor do Senhor consiste em odiar o mal. Eu odeio a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca que fala coisas perversas.

14 Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o Entendimento, minha é a fortaleza.

15 Por meio de mim os reis governam, e os príncipes decretam justiça.

16 Por meio de mim governam os príncipes, os nobres e todos os juízes da terra.”

17 “Eu amo os que me amam; os que me procuram me encontram.

18 Riquezas e honra estão comigo, bens duráveis e justiça.

19 O meu fruto é melhor do que o ouro, do que o ouro refinado; e o meu rendimento é maior do que a prata escolhida. 

20 Ando pelo caminho da justiça e sigo as veredas do juízo,

21 para dotar de bens os que me amam e encher os seus tesouros.”

22 “O Senhor me possuía no início da sua obra, antes das suas obras mais antigas. 

23 Fui estabelecida desde a eternidade, desde o princípio, antes do começo da terra.

24 Nasci antes de haver abismos, quando ainda não havia fontes carregadas de águas.

25 Antes que os montes fossem firmados, antes de haver colinas, eu nasci.

26 Deus ainda não tinha feito a terra, nem os seus campos, nem sequer o princípio do pó do mundo.

27 Eu estava lá quando ele preparava os céus, quando traçava o horizonte sobre a face do abismo.


33 versículos para controlar as suas emoções

Deus pode ajudar a controlar as suas emoções. A Bíblia pode ajudar você a ter autocontrole, superando assim a ansiedade, o estresse, a angústia e a tristeza.

Veja alguns versículos que mostram como controlar as suas emoções. Tenha domínio próprio através da Palavra de Deus!


Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.

Filipenses 4:6-7


Melhor é o homem paciente

do que o guerreiro,

mais vale controlar o seu espírito

do que conquistar uma cidade.

Provérbios 16:32


Quando a ansiedade

já me dominava no íntimo,

o teu consolo trouxe alívio à minha alma.

Salmos 94:19


Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.

Mateus 11:29


Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.

2 Coríntios 4:16-17


Não diga:

"Eu o farei pagar pelo mal que me fez!"

Espere pelo Senhor,

e ele dará a vitória a você.

Provérbios 20:22


Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus.

Tiago 1:19-20


Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa, não dominado pela paixão de desejos desenfreados, como os pagãos que desconhecem a Deus.

1 Tessalonicenses 4:4-5

Evite a ira e rejeite a fúria;

não se irrite: isso só leva ao mal. Pois os maus serão eliminados,

mas os que esperam no Senhor

receberão a terra por herança.

Salmos 37:8-9

Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor.

2 Pedro 1:5-7


A sabedoria do homem

lhe dá paciência;

sua glória é ignorar as ofensas.

Provérbios 19:11


Não permita que a ira domine depressa

o seu espírito,

pois a ira se aloja no íntimo dos tolos.

Eclesiastes 7:9


Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.

2 Timóteo 1:7


Fiz acordo com os meus olhos

de não olhar com cobiça

para as moças.

Jó 31:1


Portanto, não se preocupem, dizendo: 'Que vamos comer?' ou 'Que vamos beber?' ou 'Que vamos vestir?'

Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês.

Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.

Mateus 6:31-34


Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.

Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.

Efésios 4:2-3


Quando vocês ficarem irados, não pequem". Apazigúem a sua ira antes que o sol se ponha

Efésios 4:26


Como a cidade

com seus muros derrubados,

assim é quem não sabe dominar-se.

Provérbios 25:28


Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco, é que sou forte.

2 Coríntios 12:10


Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.

Gálatas 5:22-23


Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo providenciará um escape, para que o possam suportar.

1 Coríntios 10:13


Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.

2 Coríntios 10:5


As cordas da morte me envolveram,

as angústias do Sheol vieram sobre mim;

aflição e tristeza me dominaram. Então clamei pelo nome do Senhor:

Livra-me, Senhor! O Senhor é misericordioso e justo;

o nosso Deus é compassivo. O Senhor protege os simples;

quando eu já estava sem forças, ele me salvou. Retorne ao seu descanso, ó minha alma,

porque o Senhor tem sido bom para você!

Salmos 116:3-7


Quando são muitas as palavras,

o pecado está presente,

mas quem controla a língua é sensato.

Provérbios 10:19


Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.

Romanos 8:8-9


Aquele que habita no abrigo do Altíssimo

e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao Senhor:

"Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza,

o meu Deus, em quem confio".

Salmos 91:1-2


Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Romanos 12:2


Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito:

"Por amor de ti enfrentamos

a morte todos os dias;

somos considerados

como ovelhas

destinadas ao matadouro". Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

Romanos 8:35-37


Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa delas, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará".

Deuteronômio 31:6


Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.

Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

Tito 2:11-13


Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.

Colossenses 3:13


Não se alegre quando

o seu inimigo cair,

nem exulte o seu coração

quando ele tropeçar,

para que o Senhor não veja isso

e se desagrade

e desvie dele a sua ira.

Provérbios 24:17-18


Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou". Aquele que estava assentado no trono disse: "Estou fazendo novas todas as coisas!" E acrescentou: "Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e dignas de confiança".

Apocalipse 21:4-5


Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.


 

   

 

A importância do Espírito Santo NA VIDA DO HOMEM E DA MULHER DE DEUS

O Espírito Santo é muito importante na vida do cristão, por ser o único que pode nos ensinar como deve ser nosso proceder diante do Senhor. 

A partir do momento em que o Espírito Santo age em nossa vida, produzimos o seu fruto. O fruto do Espírito é a obra espontânea do Espírito Santo em nós. Ele é dividido em nove fatias, os quais são: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e domínio próprio. O Espírito Santo produz certos traços de caráter encontrados na natureza de Cristo. 





blogs