DOAÇÕES



 





CANAL

PASTOR: IVANILDO
PASTORA: ROSINETE

35- A MALDADE E ARREPENDIMENTO DO REI MANASSÉIS QUARTA ÁS 19H 24-05-2023

QUEM FOI MANASSÉS

II Reis 21.1,2; 10-16

 

 “fez o que era bom aos olhos do Senhor”, ou “fez o que era mau diante dos olhos do Senhor.” Não há meio termo, em nenhum caso se lê a expressão: “fez mais ou menos o que era mau aos olhos do Senhor”.

 A razão disso é que Deus lidava direto com os reis constituídos sobre o Seu povo e os reis tinham duas alternativas, ou faziam o que era bom, ou o que era mau. 

Eles tinham direito à sua escolha, mas tinham de assumir as consequências delas. 

Alguns reis foram fieis a Deus e foram honrados, vitoriosos e curados, outros preferiram seguir após outros deuses e foram reprovados por Deus.

 Os reprovados dificilmente tiveram uma nova oportunidade, mas o rei Manassés de Judá teve sua segunda chance de se consertar diante de Deus.

 


Manassés começou a reinar com doze anos de idade e reinou em Jerusalém por cinquenta e cinco anos e ele fez o que era mau aos olhos do Senhor, com um agravante: ele abusou do mau que praticava. 


Na verdade Manassés desfez tudo o que seu pai tinha feito para tirar a idolatria do meio do povo, assim ele restaurou os altares de outros deuses, levantou altares aos Baalins, fez bosques em torno dos ídolos de pedra e prostrou-se diante de todos os deuses dos povos que viviam perto de Judá e os serviu

Além disso, Manassés profanou a Casa do Senhor em Jerusalém e edificou altares para todo o exército do céu e isso nos átrios da Casa do Senhor.

Tudo o que não prestava era praticado pelo rei Manassés, inclusive magia e adivinhações e ele chegou ao extremo de praticar sacrifício humano aos deuses estranhos, veja:

 “Fez ele também passar seus filhos pelo fogo no vale do filho de Hinom, e usou de adivinhações e de agouros, e de feitiçarias, e consultou adivinhos e encantadores, e fez muitíssimo mal aos olhos do SENHOR, para o provocar à ira.” 2 Crônicas 33:6. 

Viu só? Manassés caprichou na idolatria. A expressão “fez passar seus filhos pelo fogo” indica a prática de sacrifícios humanos feitos no vale de Hinom contra seus próprios filhos. Manassés é o único rei de ter feito o que era “muitíssimo” mal aos olhos do Senhor.

Manassés tanto fez errar a Judá e aos moradores de Jerusalém, que eles fizeram bem pior do que as nações que Deus tinha destruído do meio de Israel, mais que isso, Manassés não deu ouvidos aos profetas e Deus o advertiu várias vezes sobre a maldade de seu coração.

Nada passa batido diante do Senhor, nem o bem e nem o mal e com Manassés não foi diferente.

 

Deus se cansou da maldade do rei e trouxe sobre eles os capitães dos exércitos da Assíria.

 

Jerusalém foi invadida pelo poderoso exército da Assíria, que era a potência dominante da época e Manassés foi preso com ganchos, cadeias e levado para a Babilônia.

Veja como são as coisas, o cidadão pode ser rico, poderoso, cheio de amizades influentes, pode ser até um rei, mas se não andar nos caminhos do Senhor corre o sério risco de perder tudo, de ser preso por qualquer motivo. 

Teve até um rei que virou boi, foi Nabudonosor e ele só voltou ao normal sete anos depois e isso porque ele reconheceu que a Deus pertence toda glória.

Manassés fez o que era “muitíssimo” mau aos olhos do Senhor e recebeu seu castigo, foi humilhado, preso e deportado do seu reino.

 No cativeiro na Babilônia, Manassés mudou de atitude, ele se arrependeu amargamente de suas atitudes, de todo o mal que havia praticado e fez uma sincera oração a Deus. 

 

A bíblico diz: “E ele, angustiado, orou deveras ao SENHOR seu Deus, e humilhou-se muito perante o Deus de seus pais.”  2 Crônicas 33:12.

Deus é misericordioso e se arrepende do mal, então Ele ouviu sua oração e restaurou Manassés, ele voltou a Jerusalém e reconheceu que só o Senhor é Deus. 

Depois de ser restaurado, Manassés edificou o muro de fora de Jerusalém, nomeou capitães de guerra em todas as cidades fortificadas de Judá, tirou da Casa do Senhor os deuses estranhos, como também os altares que havia edificado e jogou tudo fora.

Manassés ordenou a Judá que servisse ao Deus de Israel, porém nem todo o mal praticado pelo rei pôde ser reparado, pois Israel continuou sacrificando a deuses estranhos, apesar de Manassés ter feito sua parte e Deus lhe deu uma nova oportunidade.

 Mudança de atitude foi a chave para a restauração do rei Manassés.

 Ele se arrependeu sinceramente de todo o mal praticado, reconheceu o Senhor como o único e verdadeiro Deus e teve seu reino de volta.

 Deus não resiste a um coração sincero e arrependido, Deus não resiste a uma mudança de atitude. 

Mas Deus resuste o soberbo como esta Escrito:

Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Tiago 4:6 

 E se meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei seus pecados, e sararei a sua terra" - II Crônicas 7.14

 

O PODER DO ARREPENDIMENTO.


Arrependimento é se sentir triste por seu pecado e decidir mudar. Quem se arrepende rejeita o pecado e reconhece que precisa de Jesus para ser salvo. O verdadeiro arrependimento vem da convicção do pecado pelo Espírito Santo e leva você a mudar de vida, com a ajuda de Jesus.

O arrependimento vem do coração, mas é revelado na sua vida. Quem se arrepende tem uma atitude diferente: é humilde e tenta fazer o que é correto para agradar a Deus. O arrependimento é a condição essencial para a salvação.

O que a Bíblia diz sobre arrependimento?


Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados,

Atos dos Apóstolos 3:19

    

Jesus lhes respondeu: "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento".

Lucas 5:31-32

    

Eu digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende".

Lucas 15:10

    

No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam. Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos".

Atos dos Apóstolos 17:30-31


    

Eu digo que não! Mas, se não se arrependerem, todos vocês também perecerão.

Lucas 13:3

    

"Portanto, ó nação de Israel, eu os julgarei, a cada um de acordo com os seus caminhos. Palavra do Soberano, o Senhor. Arrependam-se! Desviem-se de todos os seus males, para que o pecado não cause a queda de vocês. Livrem-se de todos os males que vocês cometeram e busquem um coração novo e um espírito novo. Por que deveriam morrer, ó nação de Israel? Pois não me agra­da a morte de ninguém. Palavra do Soberano, o Senhor. Arrependam-se e vivam!

Ezequiel 18:30-32


 

   

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.

1 João 1:9


    

Tem misericórdia de mim, ó Deus,

por teu amor;

por tua grande compaixão

apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa

e purifica-me do meu pecado. Pois eu mesmo

reconheço as minhas transgressões,

e o meu pecado sempre me persegue. Contra ti, só contra ti, pequei

e fiz o que tu reprovas,

de modo que justa é a tua sentença

e tens razão em condenar-me.

Salmos 51:1-4


   

 

Preguei em primeiro lugar aos que estavam em Damasco, depois aos que estavam em Jerusalém e em toda a Judeia, e também aos gentios, dizendo que se arrependessem e se voltassem para Deus, praticando obras que mostrassem o seu arrependimento.

Atos dos Apóstolos 26:20


    

Deem fruto que mostre o arrependimento!

Mateus 3:8


  

  

Agora, porém, me alegro, não porque vocês foram entristecidos, mas porque a tristeza os levou ao arrependimento. Pois vocês se entristeceram como Deus desejava e de forma alguma foram prejudicados por nossa causa. A tristeza segundo Deus não produz remorso, mas sim um arrependimento que leva à salvação, e a tristeza segundo o mundo produz morte.

2 Coríntios 7:9-10

    

se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.

2 Crônicas 7:14

    

O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.

2 Pedro 3:9


    

"Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se.

Apocalipse 3:19


    

Ele dizia: "Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo".

Mateus 3:2


    

"O tempo é chegado", dizia ele. "O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas-novas!"

Marcos 1:15


    

Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.

Tiago 4:8


    

Pedro respondeu: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.

Atos dos Apóstolos 2:38


    

Então reconheci diante de ti o meu pecado

e não encobri as minhas culpas.

Eu disse: "Confessarei as minhas transgressões",

ao Senhor,

e tu perdoaste a culpa do meu pecado.

Salmos 32:5


    

Diz o Soberano, o Senhor, o Santo de Israel:

"No arrependimento e no descanso

está a salvação de vocês,

na quietude e na confiança

está o seu vigor,

mas vocês não quiseram.

Isaías 30:15


    

Então Jesus começou a denunciar as cidades em que havia sido realizada a maioria dos seus milagres, porque não se arrependeram.

Mateus 11:20


    

Tomem cuidado.

"Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe. Se pecar contra você sete vezes no dia, e sete vezes voltar a você e disser: 'Estou arrependido', perdoe-lhe".

Lucas 17:3-4










































Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.


 

   

 

A importância do Espírito Santo NA VIDA DO HOMEM E DA MULHER DE DEUS

O Espírito Santo é muito importante na vida do cristão, por ser o único que pode nos ensinar como deve ser nosso proceder diante do Senhor. 

A partir do momento em que o Espírito Santo age em nossa vida, produzimos o seu fruto. O fruto do Espírito é a obra espontânea do Espírito Santo em nós. Ele é dividido em nove fatias, os quais são: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e domínio próprio. O Espírito Santo produz certos traços de caráter encontrados na natureza de Cristo. 





blogs